quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Castro Alves-Navio Negreiro e outros poemas

  

                                     
                                  Castro Alves
                      14 de Março de 1847
06 de Julho de 1871 (24 anos)


RESUMO

Castro Alves é um importante poeta do condoreirismo, terceira fase do romantismo. Com fortes ideais políticos, escreveu em favor da abolição da escravatura durante toda a sua carreira. Teve ajuda do amigo Rui Barbosa, com quem compartilhava as ideias abolicionistas. Infelizmente, Alves morreu antes que os escravos fossem libertados, a Lei Áurea foi assinada apenas em 1888.  
O baiano sofreu com a doença que acometia muitas pessoas na época, a tuberculose. Sua saúde ficou ainda mais abalada quando foi ferido acidentalmente no pé, precisando amputá-lo depois de tentar diferentes tratamentos. 
O autor foi homenageado na Academia Brasileira de Letras, a cadeira nº 7 tem Castro Alves como patrono.

MOVIMENTO LITERÁRIO

Castro Alves pertence ao condoreirismo, que é a terceira fase do romantismo. O movimento tem o social como temática principal. Os autores da época questionavam a escravidão e apoiavam a proclamação da república. Alves é o principal poeta cordoeiro, Fagundes Varela, Tobias Barreto e Luís Delfino também fazem parte do movimento.  
EstiloO lado social é muito presente na poesia de Castro Alves. Nos poemas, o autor mostra a miséria humana, mostra como o tratamento dispensado aos escravos era incorreto, colocando-os como heróis. Os amores também inspiraram alguns poemas. O lirismo amoroso está na sua obra, mas é possível perceber também sensualidade e paixão.
É importante ressaltar o poder da oratória nos seus escritos, talvez pelo talento do escritor como orador. Percebe-se assim a ênfase na comunicação.

BIOGRAFIA

Antônio Frederico de Castro Alves, filho de Antônio José Alves e Clélia Brasília Castro, escreveu as primeiras poesias com 17 anos. Nascido na Bahia, o escritor ficou conhecido como “Poeta dos Escravos”, por tratar de questões abolicionistas em seus poemas. 
Depois da morte da mãe de Castro Alves, o seu pai se casou novamente e mandou os filhos para Recife. O escritor tentou cursar a Faculdade de Direito, mas não passou na prova. Mesmo assim, foi frequentador assíduo nas sessões da faculdade, era um ótimo orador. 
Contra a escravidão, o primeiro poema sobre a questão foi “A Canção do Africano”, publicado em “A Primavera”. Muito interessado no assunto, fundou com os amigos, entre eles Rui Barbosa, uma sociedade abolicionista. Infelizmente, o autor não viveu para presenciar a abolição da escravatura no Brasil. 
Com ideais liberais, Castro Alves também escreveu obras sobre a república que estava por vir. No Rio de Janeiro, teve contato com grandes escritores da literatura brasileira, como Machado de Assis e José de Alencar. Publicou grandes obras, como “O Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.
O escritor sofreu com a tuberculose desde 1863 e foi uma ferida no pé, proveniente de uma caçada, que causou sérios problemas de saúde. O escritor chegou a ter o pé amputado depois de tentativas mal-sucedidas de tratamento. Foi homenageado com a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, fundada por Valentim Magalhães.


Fontes
Academia Brasileira de Letras
Wikipedia
Wikipedia - Condoreirismo

APRESENTAÇÃO

Castro Alves foi um praticante, entre muitos outros, da poesia libertária que se associaria para sempre ao seu nome. Alguns de seus contemporâneos gozaram de mais fama que ele, naquele momento. Mas a permanência de sua poesia – em comparação com outros, que foram esquecidos – comprova não apenas a qualidade de seus versos, mas também a força de seu apelo político. 
Seu nome é o mais lembrado quando se trata de exemplificar a poesia condoreira no Brasil. A imagem que inspirou a denominação da tendência é bastante adequada: o condor é uma ave exuberante na elegância de seu voo e na altura que alcança, que lhe confere liberdade e a sensação de superação dos limites estabelecidos. O último aspecto conduz a um desejo de extravasamento, enquanto a busca da liberdade leva à produção de uma arte participativa, de temática social explícita. Além disso, a referida exuberância é traduzida nas imagens exageradas que povoam a poesia dessa tendência.
As principais polêmicas de que participa a poesia de Castro Alves dizem respeito a discussões mantidas na época: a luta pela abolição da escravatura, a difusão das ideias republicanas e as questões referentes à participação brasileira na Guerra do Paraguai. O tom dos debates gerados por esses assuntos é reproduzido nos vocativos, que criam um clima de expansão vocal, aproximando o poema do discurso político de praça pública. A linguagem pomposa usada pelo poeta é a base do arrebatamento que ele costumava provocar nos auditórios que o ouviam, formados, principalmente, por estudantes. 
O compromisso do poeta com causas sociais não era estranho ao romantismo. Surgido na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, o movimento romântico logo se identificou com os ideais libertários dos revolucionários franceses de 1789. O espírito de revolta é uma marca de nascença. Em Castro Alves, esse espírito se manifesta tanto na oposição do indivíduo aos costumes sociais que ele combate, quanto na sua capacidade de se colocar como representante de uma voz que busca a transformação.

CONTEXTO

Sobre o autor
Nascido na Bahia, Castro Alves cursou Direito em São Paulo, entrando em contato com o romantismo byroniano dos jovens estudantes locais. O poeta inglês Byron, além de ter inspirado toda uma geração de escritores sentimentais, também exerceu grande influência na postura combativa e libertária, faceta da qual Castro Alves é o principal representante entre nós. 
Importância do livro
O poema O navio negreiro é um texto fundamental do romantismo brasileiro. Trata-se de uma das grandes justificativas para a qualificação que acompanha Castro Alves até hoje: “o poeta dos escravos”. Os poemas presentes nesta seleção confirmam esse apelido. E “A Cachoeira de Paulo Afonso” mostra que havia lugar para o sentimentalismo na poesia de caráter abolicionista. 
Período histórico
O romantismo foi um movimento artístico amplo o suficiente para não ser limitado a uma faceta sentimental e idealizadora, que acabou se tornando sua porção mais conhecida. Muitos representantes da escola romântica, como Castro Alves, estiveram envolvidos com grandes questões históricas, transformando seus versos em veículos de transmissão de suas ideias.

ANÁLISE

O estudante Castro Alves se tornou conhecido por uma peça teatral escrita para oferecer um papel à sua amante na época, a atriz Eugênia Câmara. A peça, Gonzaga ou A revolução de Minas já demonstrava o pendor do artista para a poesia de caráter social, pela qual ele também seria conhecido, antes mesmo de seu único livro publicado em vida, Espumas Flutuantes
A abordagem das questões sociais é feita de uma perspectiva romântica, o que significa colocar em destaque a visão piedosa. A proposta era infundir no leitor o asco pelo escravocrata e a compaixão pelo escravo sofredor. Os versos da “A canção do africano” cumpriam bem sua missão: “O escravo então foi deitar-se, / Pois tinha de levantar-se / Bem antes do sol nascer, / E se tardasse, coitado, / Teria de ser surrado, / Pois bastava escravo ser. // E a cativa desgraçada / Deita seu filho, calada, / E põe-se triste a beijá-lo, / Talvez temendo que o dono / Não viesse, em meio do sono, / De seus braços arrancá-lo!” 
Apesar desse enquadramento da crítica aos parâmetros românticos, a glorificação do negro não deixava de ser, naquele contexto, um gesto ousado. Sua presença na vida cotidiana, sempre como figura degradada, parecia afastá-lo de qualquer possibilidade de transformação em objeto artístico aceitável aos leitores. Castro Alves conseguiu realizar essa tarefa, sem que seus versos tenham perdido qualidade artística. 
Sua poesia cria uma imagem heroica e idealizada do negro, em um processo semelhante àquele a que foi submetido o índio na obra de Gonçalves Dias, por exemplo. 
O poema narrativo “A Cachoeira de Paulo Afonso” conta a história de um casal de negros enamorados. Os dois resolvem fugir juntos, mas em certo momento decidem deixar que a canoa em que estão deslize pelas águas e despenque da Cachoeira de Paulo Afonso. Como se vê, a temática da escravidão só é abordada marginalmente. Mas é preciso levar em conta que o par central possui o mesmo estatuto romântico conferido a casais brancos nos romances de folhetim: são capazes de amar, de odiar, de manifestar piedade e revolta. Para a sociedade brasileira da época, era ousadia suficiente. 
Neste último poema, como em outros do livro, convém destacar a importância do cenário. Nos versos de Castro Alves, ele é descrito com tal intensidade, que quase pode ser visualizado pelo leitor. A natureza, na poesia de Castro Alves, é dotada de grandiosidade: ele fala em oceanos, mares, cachoeiras, imensidões – amplificando o efeito de seus versos, que parecem querer ecoar pelos campos. 
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